sábado, 29 de março de 2014

Airbus Família A320

Airbus A320 é uma aeronave comercial para passageiros construído pela Airbus.o A320  e desenvolvido  162 passageiros, nas versões -100 e -200, com pesos e alcances e diferentes. Lançado oficialmente em 1984

O A320 tornou-se referência em tecnologia, com avanços inéditos: é o primeiro avião comercial subsônico totalmente comandado pelo sistema FBW (Fly-by-wire) do mundo

A família Airbus A320 possui quatro variantes, todas com base no A320, sendo algumas mais curtas, como o A319/A318 , e mais alongadas como o A321. A capacidade de passageiros desta família, varia entre 100 a 200.


Airbus A320




O A320 possui duas variantes: o A320-100 e o A320-200. O A320-100 é a versão de menor sucesso pelo fato de que apenas 21 A320-100 foram construídos. As características do A320-200 são a maior capacidade de carregar combustível e maior alcance frente a versão -100. O alcance com 150 passageiros para o A320-200 é de 5,400 km (2,900 nm). É equipado por 2 turbofans CFMI CFM56-5 ou IAE V2500 com empuxo entre 25,500 a 27,000 libras de força (113 kN a 120 kN).


Airbus A319
Esta é uma versão encurtada do A320. Com a mesma capacidade de carregar combustível como o A320-200, e menos passageiros, o alcance com 124 passageiros em duas classes é de 7,200 km (3,900 nm), o maior alcance da família.É motorizado com os mesmos motores do A320. Com o certificado JAA, entrou em serviço em 1996.

Airbus A318
O A318, também conhecido como "Mini-Airbus" ou "baby bus", é o menor membro da família A320. 
Ele é equipado com dois turbofans CFM56-5 ou Pratt & Whitney PW6000 com empuxo entre 21,600 a 23,800 lb (10,800 kg) (96 a 106 kN). O A318 é está disponível para diferentes (MTOW) variando de 59 toneladas, 2,750 km (1,500 nm) para um modelo de 68 toneladas, 6,000 km (3,240 nm). Com um peso menor, permite ao A318 um alcance superior a 10% se comparado com um A320.

Airbus A321
Esta é uma versão alongada do A320, com mínimas mudanças. A área das asas é um pouco maior e incluí flaps double-slotted. O trem de pouso foi reforçado e versões mais potentes dos motores CFM56 e do V2500 são usados.  O alcance com 186 passageiros para o A321-100 é de 4,260 km (2,300 nm). É motorizado com dois motores CFM56-5 ou IAE V2531 com empuxo de 31,000 libras de força.A321-200 tem capacidade extra de carregar combustível trazendo alcance com 196 passageiros de 5,600 km (3,000 nm). O A321-200 é motorizado com dois motores CFM56-5 ou IAE V2533 com empuxo de 33,000 libras.



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A318-100A319-100A320-200A321-200
Tripulação Técnica2
Capacidade de Passageiros117 (1-classe)
107 (2-classes)
142 (1-classe)
124 (2-classes)
187 (1-classe)
150 (2-classes)
234 (1-classe)
196 (2-classes)
Comprimento31,45 m33,84 m37,57 m44,51 m
Envergadura34,10 m
Altura da Cauda12,56 m11,76 m
Largura da Cabine3,70 m
Largura da Fuselagem3,95 m
Peso Vazio39,300 kg40,600 kg42,400 kg48,200 kg
MTOW68,000 kg (149,900 libras)75,500 kg (166,500 libras)77,000 kg (169,000 libras)93,500 kg (206,100 libras)
Velocidade Cruzeiro.78 Mach
Velocidade Máxima de Cruzeiro.82 Mach
Tamanho Necessário da Pista em MTOW1,355 m1,950 m2,090 m2,180 m
Alcance Máximo em Carga Máxima5,950 km6,800 km5,700 km5,600 km
Capacidade Máxima de Combustível23,860 L29,840 L29,680 L
Teto de Serviço39,000 pés
Motores2 × Pratt & Whitney PW6000
2 × CFM International CFM56
2 × International Aero Engines V2500
2 × CFM International CFM56


Motores[editar | editar código-fonte]

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